quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como será o amanhã? ....

     Tenho uma balança aqui no meu quarto que já faz um tempo que comprei. Não era muito fã de ficar me pesando o tempo todo, mas tenho uma irmã que precisa ganhar peso - vejam só que ironia - e eu que quero perder, achei bom ter logo essa balança pra eu poder saber a quantas estava indo nos momentos de descuido. Agora que estou me orientando em relação a alimentação venho cá de instante em instante para observar como é que o peso varia enquanto a gente vai eliminando os q sobram. Fiquei pra lá de empolgada quando vi que a balança saiu da casa dos 80 e me mostrou uns 79,9! eheheeheh Claro que hoje durante o dia, ficou em 80,3 e isso vai variando até sair de vez. Por isso não vou me basear tanto nessas graminhas e sim no peso mesmo. Mas fiquei muito bem de saber que esses primeiros dias eu ja consegui diminuir MUITO o volume de comida que eu ingeria. O resultado está aí! Só para lembrar, quando comecei c o blog, meu peso estava em 83,8. Todas as vezes que subi na balança, os números foram só caíndo. E mais! Sei que muita gente critica as escravas da balança e quem fica o dia contando calorias. Mas se é reeducação, temos que tomar a lição primeiro, né? Como uma criança que está aprendendo tudo e só sabe a resposta se der uma filadinha, o inicio vou querer ver tudi isso acontecendo com meu corpo. E o tempo todo mesmo! hehehe Depois a empolgação passa e a reeducação alimentar continua!

     Amanhã (ou mais tarde - pq eu ainda não dormi e por isso ainda é o mesmo dia pra mim) é aniversário de uma de minhas duas irmãs. Eu que vou preparar o prato do dia e já programei meu cardápio todinho pra poder participar da festa sem exagero! Anotei o que vou poder comer em cada refeição para não extrapolar de noite e anoitei a quantidade que vou poder me servir dentro da média. Com isso não ficarei com olho grande pra cima de tudo! Calculei hoje a minha TMB (Taxa Metabólica Basal) pra saber até quantas calorias tenho que comer para emagrecer. A fórmula é bem simples, vejam como funciona para as mulheres: (Vou mostrar o exeplo com meus dados para vocês terem noção)

TMB = 655,1 + ( 9,56 . Peso ) + ( 1,85 . Altura ) - ( 4,68 . Idade )


 Peso: 81
Altura: 1,64 - 164 (a altura entra no cálculo sem a vírgula)
Idade: 25


TBM = 655,1 + ( 9,56 . 81 ) + ( 1,85 . 164 ) - ( 4,68 . 25 )
TMB = 655,1 + 774,36 + 303,40 - 117,00
TMB = 1615,86

     Logo, posso comer até 1615 calorias para me manter no peso que estou. Para emagrecer, tenho que comer menos que isso. Acho que a maioria de vocês que vem aqui já sabem disso, pois já estão todas craques! Eu estou descobrindo tudo isso agora e estou me divertindo com cada descoberta. Quando vi o resultado do meu cálculo me assustei pensando que seria muito pouco. Mas geralmente minhas refeições estão ficando perto das 1300 todos os dias. E eu estou MUITO satisfeita! Só aquele probleminha de querer beliscar a noite ainda. Hoje não senti tanto isso pq fiquei bebendo água o tempo todo.



E é isso...! =)


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Essas noites que me consomem o juízo....!

Finalmente consegui!!! Peguei a bicicleta e saí para pedalar. Entre um pito quebrado que teve que ser trocado, uma correia enferrujada que foi lubrificada com óleo e um pedal que quebrou enquanto eu andava - que sufoco danado... - Consegui dar unas voltinhas para me acostumar com a idéia e ter mais coragem quando for sair amanhã. Confesso que não tive coragem de pedalar por mais tempo, pois o sol estava forte de mais. Depois que cheguei em casa fui fazer outras coisas e não saí no fim da tarde como estava planejando. Mas a bike está prontinha! "Estacionada" embaixo da escada do primeiro andar aqui do prédio e no ponto para sair amanhã!
     A noite recebi a visita de um amigo nosso aqui em casa e "visita onde a conversa é muita e a comida é pouca, vai embora logo". Esse era o ditado da minha vó Zita. Comentei sobre o blog e sobre minha nova atitude alimentar. Sempre que ele vem por aqui trás comidinhas ou chocolates ou coisas engordantes, mas que antes não tinham problema nenhum. Achei engraçado pq dpois q comentei sobre minha reeducação alimentar, ele ia oferecer algo e freiou no meio do caminho. É que ele tinha trazido brigadeiro (ou algum doce) que ele n me deixou nem ver oq era no intuito de me ajudar a manter o controle, claro. Achei tão legal e bonitinho da parte dele! Cuidadoso todo! ehehehehehehe Precisamos de mais amigos assim e não daqueles que falam que tudo isso é uma bobagem e que não precisamos disso. Estava na hora do jantar e eu preparei uma sopa de legumes com um pouquinho de carne moída para mim. Ele e minha irmã comeram cachorro quente com suco de limão. Participei só do suco. Já estava satisfeita com a sopa e por ela estar bem quentinha, deu aquele calor. O suco refrescou que foi uma beleza. O tempo está esquentando de novo. Saudade dos dias frios e do céu nublado.
     Ontem estava prestando atenção como uma mente em transição funciona. Foi estranho e engraçado ao mesmo tempo, perceber como é que o pensamento da gente flui diante de uma situação onde temos que controlar para não sermos controlados. Um exemplo bem bestinha... A noite é sempre o momento que mais me dá vontade de comer e a Luciana Kotaka, do blog Comportamento Magro, me explicou que é comum, pois é o momento em que nossa taxa de serotonina diminui. Mas com eu ainda não sabia disso, me peguei dialogando comigo mesma. Abri a geladera numa das inúmeras vezes que fui e voltei da cozinha e quando percebi, estava encarando um doce. Eu pensava: - Nada não... Dá pra comer. Seu dia foi tão balanceado! Come só esse pedaço que não tem bronca não! Na mesma hora me cortava: - Melhor não. Se eu fizer isso agora, vou estar fazendo tudo do mesmo jeito. Melhor não me render a isso pra poder começar a ter auto controle sobre todas as outras coisas. Ai completava pensando: - Mas eu quero emagrecer sem sacrificio! Naturalmente! E sem pressa! O que custa comer só esse pedaço? E eu mesma me respondia: - O que custa? Custa o seu compromisso com vc mesma, sua danada! Se for pra comer, que seja uma coisa saudável.... E enquanto cheirava o doce, que da prateleira, já estava na minha mão: - É muito açucar aqui! Esse negócio não vai dar certo! Doce engorda que só. Eu já tô satisfeita.... Eu não preciso disso...  Nháck! Mordi e pensei: - P&@#%$, que M&@$%#! Eu aqui tentando me ajudar e faço uma porcaria dessas,onde será q eu estou com... (enquanto mastigava) hummm! que gostoso esse doce!!!
Ou seja..... Parece que tem uma força do mal que fala mais alto e paraliza todos os alertas de bom senso existentes na pessoa! Mas tenho certeza que isso é o começo da mudança. Nunca me iludi pensando que seria moleza. Por isso o blog. =)
     Só para deixar todo mundo tranquilo, meu dia hoje foi todo ok. Almocei, jantei e fiz os lanches tudo dentro do padrão. Comprei mais frutas fresquinhas e estou me superando na cozinha! Consigo fazer e criar cada coisa light que só vendo. Ah! E descobri que tinha pimenta no cominho que usei no almoço de hoje. Uma mistura acidental de uma mãe desligada deu uma apimentada no tempero! Ficou ótimo! Só vou querer assim agora. O danado é que ainda sinto vontade de comer quando chega a noite!!! Minha nossa! Vou sair para pedalar no fim da tarde e digo o que aconteceu com essa vontade de beliscar. Alimentada eu estou. É bem sede. Vou tomar água e dormir. Ficar acordada só prolonga o tempo de aperreio.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vida sem gosto, não!

     Hora do almoço e aquela dúvida: Com o que eu vou temperar vocês, hein verduras? No meu prato hoje tinha - Cenoura cozida, inhame, repolho, berinjela, pepino fatiado e 2 colheres de carne moída. Dei uma provadinha no meu repolho cozido e ... hum! O gosto é bom! Mas falta aquele toque! Foi aí que no armário, catei o cominho e povilhei por cima das duas fatias de beringela cozidas e misturei com o repolho. Nova provada e - delícia! O sabor é levemente apimentado, tem um aroma meio citrino e substituiu direitinho a necessidade que o meu paladar tem por coisas salgadas. Perfeito! Mas, olhando o cominho mais de perto, me perguntei se aquilo era só um pózinho extraído de alguma planta - que eu nunca vi como é - ou se uma mistura de temperos. Porque... Como pode um só elemento ter esse toque de tantos sabores? Fui pesquisar e achei! Da mesma forma que nunca vi de onde vem o cravo e a canela - pois é - também não sabia de onde vinha o cominho! E descobri aqui para que serve e algumas coisinhas a mais. Além disso, descobri mais outros temperos que podem muito bem dar um toque mais saboroso aos alimentos no lugar do sal! Essa fica sendo a dica do dia! Adoro preparar minha própria comida. Tenho gosto em ver tudo saindo fresquinho e na hora. Por enquanto estou com tempo para fazer isso e estou aproveitando para me dedicar a cada refeição. Escolho, lavo, corto, cozinho, tempero, preparo e saboreio com mais calma e prestando mais atenção às quantidades. Está sendo ótimo! Aqui em casa, tenho fama de boa cozinheira. Gosto dessa área gastronômica e adoro cozinhar. Vou ter que substituir minhas lasanhas de molho branco por versões mais lights agora. Quando eu inventar uma receitinha dessas, mostro a vocês.


Beliscagens...

     Que coisa mais difícil é escolher um abacaxi maduro e docinho! Pois ontem foi a primeira vez que consegui essa proeza! No meio de tantos outros raquíticos e feiosos, um bem rechonchudo e suculento e muito docinho fez parte de uma parte da salada de ontem... do café da manhã de hoje e do lanchinho da tarde tbm. Falar em lanche da tarde, beliscar no meio da manhã, da noite, da madrugada, no meio da chuva, no dia de sol quente, no dia de brisa fresca... Qualquer momento desse era muito propício a mais um beliscão, mais comida entrando no meu organismo sem que fosse necessária. Confesso que o período da noite é o que eu mais sinto vontade de voltar à geladeira. Por ser a hora que estou mais em casa, mais calma e mais sem nada para fazer. Isso precisa mudar! Estou fazendo as refeições nas horas certinhas, sem intervalos muito grandes entre uma e outra, com lanches intercalando... Mas o tal do belisca-belisca ainda me persegue. Agora de noite fui e voltei váarias vezes da cozinha. Olhava tudo em volta, respirava fundo e voltava. Uma vez bebi água... Na outra também... Na outra peguei uma rodelinha de cenoura... Na outra mais duas... E na última, um pedaço de doce de leite. =( Fico meio desanimada por perceber que meu paladar ainda me trái um bocado. E que tem horas que ele fica implorando por uma coisa doce, ou por uma salgada, ou por uma bem cheia de massa ou molho ou fritura ou nada-disso-que-eu-quero-comer-mais! Bem, como meu dia foi bem light, concluí que não seria o fim do mundo comer esse doce. Mas é exatamente isso que quero começar a substituir. Na próxima, troco o doce por mais uma rodelinha de cenoura ou uma frutinha de leve. Pronto. 
     Outra coisa... Meu organismo retém bastante líquido. Por isso, quando começo a me exercitar, minha papada diminúi logo e algumas medias tbm. Só que eu tenho preferencia por coisas salgadas! Não gosto muito da idéia de passar o dia lanchando frutas, ou saladas (apesar de não ter frescura com elas e adorar todas e melhor ainda se forem misturadas!). Tudo isso tem o gostinho muito doce, suave de mais e em alguns casos, meio amarguinho. Deve ser mau hábito ainda, né? Sal faz mal. Sal faz mal. Vou tentar lembrar disso. 
    E quanto aos exercíiicios... hum... Essa eu vou ter q confessar. Não comecei ainda a pedalar nem a caminhar, mas sei que quando faço isso, os resultados aparecem mais rápido. Tô precisando mesmo. Minha circulação está péssima! Hoje na aula passei uns minutinhos de perna cruzada e a circulação já ficou ruim. Meu fôlego também não está lá grandes coisas. Meu prédio tem 6 lances de escada antes de chegar ao meu apt. Abro a porta ofegante e com o coração acelerado toda vez. Um terror! Bicicletinha... Me aguarde, meu bem! Aí vou eu! (Ohh corageemm!!!)


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Primeiro dia - valendo!

     O dia começou e terminou todo lindo e tudo isso por conta de uma pessoinha: minha mãe! Acordei bem tarde e por isso tomei só um copão com água, pois já estava na hora do almoço e fui convidada para comer sushi! Umas 11h da manhã fui acordada com a seguinte questão: "Não estou afim de fazer almoço hoje e queria comer fora. Churrasco ou sushi?", minha mãe perguntou. Na hora respondi que queria o sushi! E já fiquei imaginando quais escolher para não exagerar e começar a mudar realmente meus habitos. Fiz um pratinho bem simpático - que acabou ficando muito simpático para o bolso também. Geralmente a minha conta dá uns 19,00 ou 20,00 reais. O de hoje deu 8,60 R$! "Bom começo!" - concluí. 3 camarõezinhos cozidos, bastante saladinha de pepino, aquele negocinho trasnparente de broto de feijão com canni e umas10 "rodelinhas" de sushi. Muito comportada, por sinal. Como de costume, minha mãe fez o prato dela e pediu uma coca de 500ml. Fiquei um tempo encarando, pensando se me rendia ou não. Acabei tomando meia taça com bem muito gelo pra diluir mais ainda. Depois de ter dado uns 2 goles, fiquei com uma sensação pesada na barriga. Era melhor nem ter tomado. Mas o hábito é cruel. Depois do almoço, fofocamos um bocado e ela me deu de presente uma ida ao salão de beleza com direito a uma massagem esfoliante para os pés! Que coisa deliciosa! Meus pés saíram brilhando, fresquinhos e hidratados de lá. Chega dava pena de andar pra não estragar o trabalho que  a moça teve pra deixá-los daquele jeito. E ela teve trabalho, viu? 
     Pronto... Daí que sem saber, minha mãezinha me deu o primeiro empurrão pra eu ter bem muito gosto e cuidar mais de mim. Da minha aparencia, da minha saúde e de todo o resto. Depois fomos andar pelo shopping e fazer contatos comerciais $$$. Voltamos andando pra casa. O shopping fica a uns 30mins daqui. Acho que valeu como uma mini-caminhada. Já que por conta dessa programação inesperada, a pobrezinha da bicicleta q eu ia ajeitar hoje ficou para outro dia. 
     O dia continuou tranquilo, até eu perceber que quando chegamos em casa, eu já estava com fome de novo. Ja tinha passado umas 3h depois do almoço e percebi que era fominha mesmo. Fiz uma salada de cenoura ralada, com 2 fatias de ricota e 1 colher de milho verde, temperados com limão e orégano pra comer. O azedinho do limão é bom. Mas exagerei um pouco. Ai fiquei com aquela vontade de comer algo mais chemoso só pra sair esse gostinho. Me controlei pq já estava satisfeita. Bebi água e fui estudar. Só que........ Quando a gente decide uma coisa, parece que tudo acontece ao contrário pra nos testar. Tinha um refrigerantão olhando pra mim dentro da geladeira e uma coxinha que trouxeram pra casa ontem dando sopa!!! Minha gente... que coisa mais chata! Nunca tem esse tipo de comida aqui em casa, mas justo quando a pessoa não quer exagerar, elas aparecem. Ai fiz um trato. Já que ela estava lá e me deu vontade de atacar, esperei pelo menos chegar a hora do jantar. É coisa rara, viu? Todo mundo sabe que vontade é bicho forte! Pois esperei. Na hora do jantar, comi a danada da coxinha com o tal do refrigerante. Nota ZERO pra mim! Mas como eu quero me reeducar, pelo menos achei importante ter conseguido esperar um horário pra comer e não comer assim que vi (isso tá me soando a auto sabotagem....? hum??? acho que sim... droga...) Enfiiimmm.....! Ahh! sem contar que quando fiz minha saladinha de cenoura, o pessoal estava comendo salgadinho na sala. Ainda peguei um punhado miudinho, só pra sentir o crocante. Nota -1. Tenso! 
     Como eu estou tentando não deixar um intervalo muito grande entre as refeições, eu fiz o meu jantar-do -mal às7h. Umas 9h, aparece minha mãe - a que começou a fazer o meu dia feliz - pra fechar com chave de ouro. Ela preparou o jantar pra ela e minha irmã e me chamou, pois não viu que comi mais cedo. E eis que vem a segunda surpresa do dia. Não é que a danada fez uma salada que até agora eu estou elogiando? Ela juntou: chuchu cozido à vapor, milho verde, acelga, uns cubinhos de abacaxi, pepino, salsa e temperou com shoyu e limão. Gente... Ficou ma-ra-vi-lho-sa!!!! Tirei até foto pra poder guardar a receita! Como toda mãe jeitosa, ela montou uns pratinhos à lá resutaurante chique, com uma porção de arroz, peito de frango com um molho pra temperar e essa salada. Só estraguei quando me servi com mais um bocado de refrigerante. Nota -2 por hoje. 
      Apesar de ter me rendido várias vezes às porcarias, fiquei feliz com o meu resultado do dia. Ontem mesmo fiz uma média de quanto eu comi - e considero que comi pouco pq ainda fiquei na votade, hein? - e deu perto de 4mil calorias. É MUITO!!!
Aí hoje, mesmo comendo umas porcairóticas calórias, fiquei na metade da quantidade calórica que ingeri ontem. Não deixa de ser um avanço. Quero aumentar a minha consciencia nutritiva e ir substituindo aos poucos, sem sofrimento, os maus hábitos por habitos corretos.


    
    

domingo, 26 de setembro de 2010

04:35am

     Madrugada combina com ataque à geladeira. Pois é... Quem disse que mudar os hábitos seria facil? To me controlando aqui faz tempo pra não atacar umas comidinhas no meio da noite. Acho que vou tomar um copão com água e vou dormir. Hoje a madrugada rendeu. Visitei vários blogs sobre o mesmo assunto do meu. Estão todos listados em "Sugestão de Blogs". Por hoje valeu. Vou dormir pois mais tarde saio para pedalar! Tem que ajeitar a bicicleta toda. Está velhinha e sem ar nos pneus. ts ts ts...!

O que comer?

     Esse será o meu maior desafio. Junto ao desafio de praticar atividade física, que só exige disposição, contar até 3 e ir sem pensar, saber o que comer ainda é uma das minhas dificuldades. Apesar de ter visto milhares de piramides alimentares, saber os grupos de alimento mais indicados.. O que fazer para combinar tudo isso de um jeito gostoso e que saia da "saladinha de almoço" e da "maçãzinha do lanche"? É o que vou tentar descobrir. Quem tiver receitas diferentes, beeeem lights e com ingredientes fáceis de encontrar, por favor, me avisem! Preciso conhecer tudo isso.

     A maioria das vezes me pego comendo só por impulso, por mania de comer mesmo. Quero trocar esse monte de caloria que engorda por coisas que saciem meu organismo e pronto. Comer não alivia problemas emocionais, como diz o texto da Luciana Kotaka. Uma ótima leitura para quem quer entender melhor o que acontece com essa vontade toda que dá de comer.

Mudando de vida

     Ao contrário de outras épocas, não estou brigada com o espelho. Já passei por fases de querer ficar em casa para não encontrar amigos e familiares pra evitar comentários do tipo "nossa, como você está gordinha!". Isso me incomoda, mão não tanto como antes. Devo estar passando por um momento de consciencia mesmo. Percebo que minha disposição, minha saúde e porque não, meu visual, precisam de mais atenção minha. Quem está acima do peso sabe o que isso nos trás de ruim. A agilidade não é a mesma, as noites de sono são ruins e a qualidade e a quantidade de alimento não são as mais corretas, vamos combinar. Houve um tempo em que apelei para dietas radicais. Só comia em pratinho pequeno pra me forçar a comer menos. Comia bastante salada, tomava shakes e com isso consegui sim perder peso. 8kg na época. Só que depois encontrei os quilos perdidos e o dobro a mais. 16kg acima da média me fizeram parar e pensar numa forma de perder peso sem pressa. Foi aí que além da alimentação, juntei a coragem e comecei a pedalar. Em 2 meses, consegui diminuir 10kg. E consegui manter essa média durante 1 ano. Agora... O problema voltou. Não quero só fazer dieta. Quero mesmo mudar o meu estilo de vida. Me alimentar melhor, comer bem e sem ansiedade. Estou com 83,8kg agora. Sei que não foi do dia para a noite que aumentei meu peso. E também não é dessa forma que vou perder. Quero conseguir perder o que me sobra e viver dentro de uma média saudável sem o risco de variar tanto de medida. Quero ter saúde! Quero perder peso!! E o mais importante - quero manter meu peso pro resto da vida!!! Sei que vou precisar de ajuda. Help...!