terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vida sem gosto, não!

     Hora do almoço e aquela dúvida: Com o que eu vou temperar vocês, hein verduras? No meu prato hoje tinha - Cenoura cozida, inhame, repolho, berinjela, pepino fatiado e 2 colheres de carne moída. Dei uma provadinha no meu repolho cozido e ... hum! O gosto é bom! Mas falta aquele toque! Foi aí que no armário, catei o cominho e povilhei por cima das duas fatias de beringela cozidas e misturei com o repolho. Nova provada e - delícia! O sabor é levemente apimentado, tem um aroma meio citrino e substituiu direitinho a necessidade que o meu paladar tem por coisas salgadas. Perfeito! Mas, olhando o cominho mais de perto, me perguntei se aquilo era só um pózinho extraído de alguma planta - que eu nunca vi como é - ou se uma mistura de temperos. Porque... Como pode um só elemento ter esse toque de tantos sabores? Fui pesquisar e achei! Da mesma forma que nunca vi de onde vem o cravo e a canela - pois é - também não sabia de onde vinha o cominho! E descobri aqui para que serve e algumas coisinhas a mais. Além disso, descobri mais outros temperos que podem muito bem dar um toque mais saboroso aos alimentos no lugar do sal! Essa fica sendo a dica do dia! Adoro preparar minha própria comida. Tenho gosto em ver tudo saindo fresquinho e na hora. Por enquanto estou com tempo para fazer isso e estou aproveitando para me dedicar a cada refeição. Escolho, lavo, corto, cozinho, tempero, preparo e saboreio com mais calma e prestando mais atenção às quantidades. Está sendo ótimo! Aqui em casa, tenho fama de boa cozinheira. Gosto dessa área gastronômica e adoro cozinhar. Vou ter que substituir minhas lasanhas de molho branco por versões mais lights agora. Quando eu inventar uma receitinha dessas, mostro a vocês.


Nenhum comentário: