quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como será o amanhã? ....

     Tenho uma balança aqui no meu quarto que já faz um tempo que comprei. Não era muito fã de ficar me pesando o tempo todo, mas tenho uma irmã que precisa ganhar peso - vejam só que ironia - e eu que quero perder, achei bom ter logo essa balança pra eu poder saber a quantas estava indo nos momentos de descuido. Agora que estou me orientando em relação a alimentação venho cá de instante em instante para observar como é que o peso varia enquanto a gente vai eliminando os q sobram. Fiquei pra lá de empolgada quando vi que a balança saiu da casa dos 80 e me mostrou uns 79,9! eheheeheh Claro que hoje durante o dia, ficou em 80,3 e isso vai variando até sair de vez. Por isso não vou me basear tanto nessas graminhas e sim no peso mesmo. Mas fiquei muito bem de saber que esses primeiros dias eu ja consegui diminuir MUITO o volume de comida que eu ingeria. O resultado está aí! Só para lembrar, quando comecei c o blog, meu peso estava em 83,8. Todas as vezes que subi na balança, os números foram só caíndo. E mais! Sei que muita gente critica as escravas da balança e quem fica o dia contando calorias. Mas se é reeducação, temos que tomar a lição primeiro, né? Como uma criança que está aprendendo tudo e só sabe a resposta se der uma filadinha, o inicio vou querer ver tudi isso acontecendo com meu corpo. E o tempo todo mesmo! hehehe Depois a empolgação passa e a reeducação alimentar continua!

     Amanhã (ou mais tarde - pq eu ainda não dormi e por isso ainda é o mesmo dia pra mim) é aniversário de uma de minhas duas irmãs. Eu que vou preparar o prato do dia e já programei meu cardápio todinho pra poder participar da festa sem exagero! Anotei o que vou poder comer em cada refeição para não extrapolar de noite e anoitei a quantidade que vou poder me servir dentro da média. Com isso não ficarei com olho grande pra cima de tudo! Calculei hoje a minha TMB (Taxa Metabólica Basal) pra saber até quantas calorias tenho que comer para emagrecer. A fórmula é bem simples, vejam como funciona para as mulheres: (Vou mostrar o exeplo com meus dados para vocês terem noção)

TMB = 655,1 + ( 9,56 . Peso ) + ( 1,85 . Altura ) - ( 4,68 . Idade )


 Peso: 81
Altura: 1,64 - 164 (a altura entra no cálculo sem a vírgula)
Idade: 25


TBM = 655,1 + ( 9,56 . 81 ) + ( 1,85 . 164 ) - ( 4,68 . 25 )
TMB = 655,1 + 774,36 + 303,40 - 117,00
TMB = 1615,86

     Logo, posso comer até 1615 calorias para me manter no peso que estou. Para emagrecer, tenho que comer menos que isso. Acho que a maioria de vocês que vem aqui já sabem disso, pois já estão todas craques! Eu estou descobrindo tudo isso agora e estou me divertindo com cada descoberta. Quando vi o resultado do meu cálculo me assustei pensando que seria muito pouco. Mas geralmente minhas refeições estão ficando perto das 1300 todos os dias. E eu estou MUITO satisfeita! Só aquele probleminha de querer beliscar a noite ainda. Hoje não senti tanto isso pq fiquei bebendo água o tempo todo.



E é isso...! =)


11 comentários:

Clarissa disse...

Oi, Rafaela!
Vim agradecer sua visita e conhecê-la!
É bom quando a gente percebe que já encontrou o caminho certo,né?
Agora é "só" a gente se manter nele.
É no dia a dia, começando e recomeçando...
Bom ter a sua companhia nessa "luta"!
E olhe que você tem uma "dificuldade" a mais, por ter a irmãzinha que "pode comer de tudo" ao lado...
Mas, sabe, tem uma coisa em que você, ela, eu e todos nós, somos iguaizinhos: na necessidade de uma alimentação regrada e saudável!
E nisso vocês podem se ajudar muito uma à outra.
Beijos.

Clarissa disse...

Adorei essa calculadora!
O google disponibiliza para por no blog?

Rô Barbieri disse...

Oi Flor
Obrigada pelo carinho no meu blog!!!
Vamos lá! Foco na RA ;)
Tb estou te seguindo!!!
Bjãoooooo

disse...

É isso aí Rafaela, durante a reeducação precisamos mesmo estar atentas aos números e ao controle, não há como fugir disso.
Parabéns plos resultados até agora!
Qto a vender meus artesanatos, ainda não pensei bem sobre isso, pois tenho feito mais prá me divertir e tb para aprender procedimentos com pregar zíper, colocar viés, etc. Se bem que já andei vendendo algumas pecinhas, mas ainda não estou pronta prá isso de forma mais permanente.
Bjs e sucesso com suas capinhas. Depois quero ver.

Patrícia Fujii Bonoto disse...

Oi querida!!!

Obrigada pela visitinha, e já te linkei no meu blog...

Fiz as contas das calorias que posso comer, deu 1588,76...vou arredondar pra 1500..mas aí como vou contar as calorias??? ME AJUDA???

Bjos.

Unknown disse...

Olá rafaela
muito legal seu blog e legais esses cálculos que vc fez parabéns viu por pensar no cardápio do dia pra poder participar da festa tranquila
seja muito bem vinda em meu espaço tbm
http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
bjs....

Anônimo disse...

Olá vim retribuir avisita e estou te seguindo tbm.
Hoje faz 3 dias que começei a dieta dos pontos tbm sou nova nessa area mais estou indo bem ,o importante é que nao passao fome e como certinho,Ui nao sei se consigo viver diariamente com uma balança assim que eu ver ela vou querer me pesar ,e me pesar d ehora em hora eu ia fica mais pirada ahauhau.
Mais força pra vc ai na festinha faz tudo direito(vc ja programou tudo mesmo) e logo a balança só vai abaixar
Bjos

Unknown disse...

Oi amiga...
obrigada pelo seu carinho vim te ver...
estou te seguindo e estarei sempre por aqui...
tenha uma ótima sexta
bj flor

Angélica disse...

Ola vim retribuir a visita e dizer que adorei o seu cantinho, vou te seguir, e uma potima sexta feira pra vc com um maravilhoso fim de semana.

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. oi Rafaela! vi retribuir seu primeiro comentário no meu blog, obrigada, vc foi muito gentil!
. primeira dica para quem está aqui há mais de dois anos e já aprendeu alguma coisinha? guarde sua balança e pese-se apenas quando se sentir bem, JAMAIS SE PESE DURANTE O DECORRER DO DIA, muitos fatores alteram peso durante o dia e sem ter a ver com o peso mesmo.
. eu só registro pesagem aos sábados, mesmo que me empolgue para mudar a réguinha não posto aqui antes de sábado, funciona bem. e durante a semana se tenho comichão para pesar só faço quando estou me sentindo mais leve que a última pesagem, risos.
. conte comigo de agora em diante, virei sua seguidora.
. bj. fique com DEUS.

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. ps: apareça sempre que quiser/puder, eu retribuo todos os comentários que recebo.