sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Avaliação: Nota 10!

     Bom dia pra todo mundo! Não sei nem por onde começar de tanta coisa que tenho para contar de ontem! Entre risadas internas e pensamentos loucos, me superei e pude perceber como eu posso ser forte e controlada quando eu quero! Aquele "diabinho" que fica aperriando o juízo devia estar de dieta tbm. Me comportei como uma Lady na cozinha enquanto preparava o jantar de aniversário da minha irmã e na hora de me servir eu merecia um prêmio Mocinha Comportada.  

     Entre na cozinha às 19:15min para fazer o jantar. Respirei fundo e cortei a possibilidade de ficar beliscando a comida enquanto preparava. Levei meu caderninho onde anoto o que estou comendo durante o dia, separei meu copão com água e fui cozinhar. O prato da noite era uma espécie de lasanha que no lugar de macarrão eu uso batata fatiada cozida, com olho branco, fatias de mussarela  e calabresa. Para acompanhar, arroz de brócolis refogado na manteiga.Qualquer prato com o molho branco que eu faço é meu prato favorito. Mas tbm de light ele não tem nada! Leva 1 caixa de creme de leite e 1 copo de requeijão para ficar pronto. Um dia invento uma versão light para ele. Não sei a base de quê... Mas vamos continuar.

     Todos os ingredientes separadinhos, fui começar a fazer o arroz. Me distraí enquanto lia o valor calórico do arroz parbolizado no rótulo e quando percebi, estava colocando a 4° xícara de arroz para cozinhar. Tarde de mais. Temos arroz para a semana inteira agora.Cortava as batatas enquanto o arroz fervia, fatiava as calabresas enquanto o brócolis refogava e checava tudo pra não queimar ou passar do ponto. Chegou o momento em que o arroz estava perto de ficar pronto e veio o momento crucial: provo ou não provo? Arroz duro ou colado não dá, né gente? E eu consigo saber mais quando mordo. Já me ensinaram a espremer o graozinho encima do balcão. Mas vá por mim... Comigo não funciona. Então, o que eu fiz? Provei pra ver se estava bom. No momento em que mordi, percebi que a textura estava boa e depois congelei: - "E agora? Eu faço oq?" Saí andando de um lado pro outro na cozinha, com as bochechas infladas e sem querer engolir os mízeros 4 grãos de arroz que eu tinha usado pro teste. Foi quando olhei pra pia de lavar roupa.. Ela olhou pra mim de volta e eu entendi o recado. Fui lá e dei um cuspão que epoderia ter rachado a parede! Nãaao engoli só pra provar que eu não sou mais dessas e que não vou ficar mudando de tamanho toda vez que eu entrar na cozinha para preparar um prato especial ou seja lá o que for! Bochechei um bocado de água e voltei para a beira do fogão toda metida e orgulhosa por ter me controlado. Por isso que eu digo que a vozinha que fica na minha mente me tentando devia estar de dieta naquela hora.
    
     O jantar ficou ótimo! Estava um pouco estressada pq já tinha gente esperando na sala e o prato demora um pouco a ficar pronto. Mas quando finalmente foi à mesa e todo mundo elogiou, ai eu me derreti. Elogio é bom! hihi Todo mundo adorou e repetiu o prato. Ai vem a parte da minha reeducação alimentar. Em dias de desleixo, eu comeria em quantidades cavalares! Tomaria refrigerante até chegar na tampa do garlalo e provavelmente passaria o resto da noite com azia e a barriga muito cheia, quase passando mal. Era assim que eu estava me comportando e não é de se espantar eu ter chegado ao peso que estava agora. Estava! Pois estou voltando ao meu normal [ou indo para o meu melhor (orgulhinho²)]! Falei pra vocês ontem que anotei tudo o que eu poderia comer durante o dia para poder participar da festa sem exageros, não foi? Pois saiu tudo dentro do programado! Calculei para gastar 1600 calorias pra também não ficar desmaiando de fome. No final das contas, percebi que tinha esquecido de calcular outros ingredientes de força bem relevante na soma e ainda fiquei com olhinho grande pra fazer meu prato. Terminei o dia com 1900cal! Um tantinho a mais, só que dentro do possível. Mesmo com essa passada nas contas, considero um avaço imenso! Pessoal, comi meu prato tão devagarzinho e saboreando com tanta calma que alguns já estavam no terceiro prato e eu na metade do meu ainda. A cota do dia incluia um copo de refrigerante também. Bebi em goles pequenos e percebi que ele não faria diferença e que ao contrário, estava me deixando com uma sensação ruim no estomago. Não terminei de beber e fiquei só nas minhas garfadas miudinhas e bem controladas do jantar. Me servi com 4 colheres de arroz com brócolis e 2 colheres da grande do prato principal. Eu tinha pensado em 1 colher só, mas achei pouco. Por isso as 300cal a mais (suponho que seja mais ou menos isso, sempre arredondo pra mais pra nao ter perigo). 

     O importante e a minha lição do dia foi saber que tenho auto controle e que eu me permiti comer no lugar de 1, 2 colheres, sabendo que estaria dentro de uma meta aceitável. Seria o fim se eu jogasse tudo pra cima e repetisse o prato e não parasse de comer enquanto não estivesse já estourando, que era o que eu fazia tranquilamente em outras épocas não tão distantes, mas que não quero que faça mais parte da minha realidade. Por isso jogo elas lá pro passado feio.

     Gosto muito de comidas cremosas. As saladas são ótimas, mas tem uma textura diferente. Estou investindo em legumes cozidos para poder ficar de acordo com as minhas preferencias. Quero agora inventar uns molhos bem diferentes, pois gosto muito de molhos tbm! O próximo aniversário já faço um pratão desses, mas com alimentos mais lights! Fiquei horrorizada com a quantidade de óleo e gordura que tem na calabresa! Quero ficar abusando desses itens não. 


    

4 comentários:

Alexia disse...

Obrigada pela visita! Já estou te seguindo...
É isso ai, temos que emagrecer com saúde nada de dietas malucas...
Reeducação alimentar é tudo!!
bjus

Clarissa disse...

E o que as mocinhas comportadas merecem? Elogios!!!!!
Parabéns!!!
E é repetindo essas grandes performances que a gente vai chegar onde quer!
Beijos.

P.S Obrigada pela dica da calculadora. vou tentar por lá.
Confesso que sou meio mosca morta pra essas coisas...

Anônimo disse...

Nossa parabéns pelo seu auto controle que foi demais ,é assim mesmo um dia isso outro aquilo e qdo vamos ver ja fez total diferença,sei que não é facil mais querendo a gente consegue,parabéns novamente
Bjos

Angélica disse...

Flor!!!!!!! Parabéns!!!!! AE!!!! já disse que com força de vontade conseguimos vencer!!!! sei que é duro viu??? fico feliz por vc!!! um maravilhoso fim de semana!!!! bjao.